* Sobre o Grupo *

 O Grupo de Apoio a Adoção Raízes e Asas é um grupo de pessoas que compartilham a experiência magnífica da Adoção. Sejam pais, mães, filhos, irmãos, tios e tias, avós e pessoas que trabalham com essas famílias ou com crianças em situação de acolhimento.

O grupo surgiu em 2010, com a iniciativa do casal João Fernando e Giselle Dutra que, ao receberem os filhos com 3 e 10 anos de idade, sentiram a necessidade de compartilhar as experiências da “gravidez” adotiva com outras pessoas que compreenderiam suas angústias e alegrias.

Tudo começou com um blog e uma lista de emails. Em seguinda, passaram a contar sua história de adoção tardia e muitas pessoas se aproximavam com perguntas, dúvidas ou simplesmente precisando ser ouvidas e incentivadas a buscarem seus sonhos.

Atualmente, continuamos com a lista de emails pelo contato gruporaizeseasas@gmail.com, um grupo no Facebook e muitos encontros periódicos que tem aproximado cada vez mais as pessoas envolvidas por esse tema.

Um espaço como esse torna-se fundamental no processo de decisão de receber os filhos por adoção, no processo de adaptação da nova família e no acompanhamento de ações que promovam a garantia do direito de todas as crianças viverem em família.

Inevitavelmente, o grupo continua crescendo e ampliando suas ações.

Defendemos a ideia de que toda criança precisa viver em família e que o maior legado que podemos deixar aos nossos filhos são raízes e asas.

QUEM PODE PARTICIPAR DO GRUPO?

Pais e filhos adotivos.

Candidatos habilitados ou em processo de adoção.

Profissionais de áreas afins: Advogados, Psicólogos, Pedagogos, Assistentes Sociais, Juízes, Promotores, Conselheiros tutelares.

 Pessoas Físicas e Jurídicas que queiram colaborar materialmente com as ações e objetivos do GAA.

Todas as pessoas interessadas em Adoção.

 

Sejam bem-vindos ao nosso blog!!

21 comentários sobre “* Sobre o Grupo *

  1. Isso que eu estou precisando ,quando nos dessidimos em ser pais não tivemos niguem para nos apoiar .
    Hj ja tenho um contato com o Grupo de Apoio a Adoção Raízes e Asas esta sendo maravilhoso pra mim .
    A GI e um amor de pessoa sempre me ouver .

    Estou com vc , juntas vamos aprimorar.

  2. Bem vindos(as) ao nosso mundo. Meu nome é Shirley sou advogada atuante nos processos de Adoção, sou uma das coordenadoras do Laçosde Ternura- Grupo de Apoio a Adoção de Santo André-SP, tmbém sou diretora jurídica da Associação Nacional dos Grupos de Apoio a Adoção. Estou disposta em ajudá-los….. vamos ver no que poderei ajudá-los.
    Façam a inscrição na Angaad, conheça nosso trabalho e venham compartilhar juntos do mundo da adoção. Beijos mil

  3. Preciso muito de ajuda para adotar minha criança. Pois jé estou na fila a dois anos e na minha cidade a fila não anda.
    > > HABILITADOS:
    > > Nome(s):Maria Elízia Mouffron de Oliveira e Valdir Ricardo de Araújo da Silva
    > > Email(s):elizia.mouffron@yahoo.com.br
    > > Local da habilitação:Comarca de Valença – RJ
    > > Ano de Habilitação:2 anos
    > > Outros filhos:não
    > >
    > > PERFIL DA CRIANÇA:
    > > Até quantas: 1
    > > Sexos:sem preferência
    > > Faixas etárias:de 0 a 3 anos
    > > Cor: parda ou branca
    > > Doenças aceitáveis: tratáveis
    > > Estamos dipostos a ir em qualquer estado do Brasil
    > >
    > >Telefone para contato: (24) 2452-0025 ou (24) 81214010
    > >
    Se puder nos ajudar, obrigada!
    A angústia é grande!
    >

  4. Acredito que o Grupo de Apoio à Adoção seja uma importante ferramenta para o incentivo à adoção tardia, pois infelizmente crianças acima de 5 anos estão crescendo dentro dos abrigos até os 18 anos enquanto as estatísticas estão mostrando que existem mais casais habilitados do que crianças para serem adotadas. É preciso romper com o medo e o preconceito de achar que levando crianças maiores para dentro de casa estamos colocando em risco um sonho de sermos pais e dessas crianças e/ou adolescentes serem filhos. Existe muitos exemplos de adoção tardia de sucesso e existe muitas crianças e adolescentes adoráveis dentro das Instituições de Acolhimento esperando por uma família e por um começo feliz!!!

    Abraços a todos (as)!

    Valdinéia
    Assistente Social

  5. Olá sou Assistente Social, trabalho em Abrigo a um ano estou vendo de perto a realidade de cças grandes aguardando casal (Pais), é triste ver que somentes os bebês tem a possibilidade de ganhar uma familia. Mas acredito que, em breve aumentará o numero de adoções tardias. Acredito também que, se os pais habilitados aumentar a idade de seu futuro filhoooooooooosss no cadastro teremos muitas familias felizessssssssssssss

    Não podemos mudar o mundo masssssssssss, podemos transformar o mundo de muitas cças.

    obrigada

  6. A palestra ministrada pela Giselle no site Escola de Pais é muito boa. Clara e emocionante ao mesmo tempo. Sem palavras. Aguardo o primeiro encontro do grupo. Será muito bom…

  7. Eu e o meu marido somos portugueses, temos 35 anos e queriamos muito adoptar uma criança porque não podemos ter filhos. O meu marido trabalha mas eu infelizmente sou reformada por invalidez á cerca de 2 anos, trabalhei durante 16 anos.
    Aqui em Portugal não nos deixam adoptar nenhuma criança por eu estar reformada. Para nós foi um choque muito grande quando a segurança social deu-nos essa noticia. Estámos casados há 12 anos temos casa própria adorámos crianças e temos muito amor para dar e prometemos que nada faltará á criança. Por favor ajude-nos, o nosso maior sonho é adoptarmos uma criança. O que é que podemos fazer para esse sonho se concretizar?

    Obrigada de coração,

    Fernanda

  8. Bom dia a todos !Me chamo Maria do Carmo,sou brasileira,casada,residente no exterior(Suiça).Estamos a 4 anos Habilitaodos na CEJA/BH,e agora HABILITADOS também na CEJA/ES.
    Podemos adotar 2 crianças, de 03meses a 7 anos.
    Nao temos preferencia.
    Gostaria de encontrar um anjo que trabalhe com adoçao,e veja que nosso caso é simples ,mas ao mesmo tempo complicado,porque normalmente ,as crianças que vao para a ADOCAO INTERNACIONAL,geralmente elas vao em grupos de irmaos,e na maioria dos casos não podem ser separadas(eu intendo perfeitamente).Entao,eu ESTOU PEDIDON AJUDA A VOCEIS PROFISSIONAIS DA ADOçao,que me deem uma chance ,e olhem o nosso caso com amor e carinho,porque ja se vao 4 anosde dor e luta,mas jamaiis de deixar de lutar!
    Eu so queria que fosse colocadO,CASO SEJA POSSIVEL,crianças no nosso perfil,para A doçao internacional ,Crianças que ja estao a muito tempo no CNA,e que por um motivo ou outro não sao adotadas no Brasil.
    Nos queremos muito!Nossos documentos estao todos em ordem,é tudo dentro da Lei.
    Eu so quero um colo,como disse a Giselle Dutra,,uma ajuda para podermos formas nossa tao sonhada familia!
    Eu vou ao brasil,sempre,eu sou de Minas Gerais(JF).
    Muito Obrigada a todos!
    Um forte Agape a voceis!
    Meu e-mail de contato e:
    mariapitrr@hotmail.com

  9. boa noite! sou de recife e sou cadastrada a um ano e mudei meu perfil para uma criança com sindrome de dawn, a idade quanto menor melhor mais é muito dificil sem ajuda ,depender so da justiça vai levar inumeros anos se poder me ajudar serei grata, e parabens pelo apoio. beijos

    • Carla. Ficamos felizes por você poder compartilhar um pouco de sua história e da história de sua familia, conosco. Seja bem vinda, convide a todos para vierem ao teatro municipal de santo andré- Pça IV centenário 03- Centro- dia 23 de Maio as 18:30 hrs. Estaremos aguardando. Bjos

  10. estou assistindo o programa da FATIMA BERNARDES, ONDE CONHECI O GRUPO. PRECISO DO ENDEREÇO E TELEFONE OU E-MAIL PARA TIRAR DUVIDAS. APESAR DE SER ASSISTENTE SOCIAL, TENHO CASO DE ÄDOÇÃO¨, por necesidade, em familia e gostaria de contar com o apoio de vcs. grata.

  11. Estou muito feliz com este grupo de apoio a adocao e espero que possamos, juntos, poder beneficiar muitos lares felizes para muitas criancas que esperam por seus pais adotivos. Beijos & Bencaos para todos que tenham este coracao tao transbordante de amor e carinho para com o proximo. Deus eh amor e Ele esta em nos.
    Maristela

  12. Estou na fila de adoção desde 2011, pretendo adotar uma menina de até 06 anos é muito difícil, pois pelo fórum de minha cidade não tive nenhum avanço, me explicaram que meu número e 103 na fila de adoção e que eu tenho que conter minha ansiedade, pois tem
    casal que espera dez anos e que eu procure um psicólogo.
    Gostaria muito da ajuda de alguém… tenho a carta de habilitação e mal posso entrar em um abrigo.

    • Eliane,
      A habilitação tem a validade de 3 anos. Não há espera de 10 anos.
      É preciso ter informação para lidar com essas questões.
      Informações sobre o perfil do pretendente x o perfil das crianças disponíveis, informaçoes sobre o processo de habilitação, enfim…
      Escreva-nos gruposraizeseasas@gmail.com.

      • Boa Tarde. Sou Cristiane de Castro, moro em Fortaleza- Ce, eu e meu esposo já temos um filho biológico de 3 anos e estamos alimentando a ideia de adotar uma menina na idade entre 6 a 9 anos. Desde o momento em que começamos a cogitar essa ideia, eu comecei á sentir como eu estivesse gerando um outro filho, e já sinto amor por ela, nem me pergunte como rsrsrs . Mas ainda estamos com muitas duvidas, tais como: O que é preciso pra poder adotar uma criança nessa faixa etária e quanto tempo demora, se a criança dessa idade irá aprender a nos amar e respeitar como pais, como a chegada dessa criança irá afetar o nosso outro filho ( biológico). Essa são nossas maiores duvidas. Gostaria-mos de ter mais informações sobre esse assunto. Desde já agradecemos. e parabéns por esse trabalho.

  13. Olá preciso muito de ajuda para adotar minha linda princesa que esta a minha espera, meu processo de adoção vai fazer este ano 3 anos…. Estou cada dia mais ansiosa, meu perfil da criança é de uma menina,de 0 até 4 anos de cor indiferente… Por favor me ajudem…..Ariele Tocafundo

  14. Olá preciso muito de ajuda para adotar minha filha que esta a minha espera, meu processo de adoção vai fazer 4 mês que estou na fila…. Estou cada dia mais ansiosa, meu perfil da criança é de uma menina, de 0 até 12 anos de qualquer core pode ter uma irmã … Por favor me ajudem…..Maria luzia rosa do nascimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s